Biscoitos Natalinos, uma tradição alemã que chega ao Brasil

O Natal está cada vez mais perto…

Eles surgiram na Escandinávia, mas somente na década de 30, nos Estados Unidos que eles se popularizaram. Tradição muito antiga que vem desde os conventos da Alemanha ainda durante a idade média. Eles chegavam ah servir de ornamentos para os pinheiros, alguns eram colocados em latas para que duram-se até a ceia. Atualmente os biscoitos natalinos ainda fazem parte da cultura do mundo e de algumas regiões do Brasil. No Brasil essa cultura é mais diversificada no sul do país devido a sua colonização, enquanto outras regiões apenas adotaram o costume de ter árvores de Natal, presépios e outros alimentos, alguns típicos de sua região. Por exemplo no município de São Martinho, interior do sul de Santa Catarina, é produzido biscoitos decorados para todo o território nacional. Seus donos são de origem alemã e trabalham com está iguaria natalina a mais de 17 anos. Tudo é feito a mão para ter um aspecto artesanal.

Origem do biscoito de gengibre

A origem dos biscoitos de gengibre reside nas receitas medievais europeias do. Lebkuchen (pão de gengibre) foi provavelmente o primeiro pão/bolo para ser tradicionalmente relacionado com o Natal. Esta tradição de biscoitos de natal se espalharam pela Europa facilmente, e variava  a receita de acordo com o paladar de cada civilização.

Os holandeses trouxeram consigo os primeiros biscoitos de Natal. Assim começou a arte de fazer bolinhos deliciosos. Os Cookies (biscoitos) é uma  palavra que vem da palavra holandesa Koeptje [koekje], o que significa pequeno bolo. Livros da receita do período da Renascença, porem, já traziam uma inúmeras receitas de biscoitos desse tipo. Mas esta tradição, com a revolução Industrial, foi mudando pois os biscoitos  passaram a ser produzidos em fábricas.

Atualmente é comum ver biscoitos decorados no natal, sobretudo nos filmes  norte-americanos. E as receitas de biscoito de gengibre, talvez por serem práticas e rápidas, ganharam espaço.
A história rendeu tanto que os estúdios Disney criaram o personagem Gingerbread Manr no filme Shrek o para incrementar a historia do ogro verde. Para isso os profissionais da animação se inspiraram na fábula abaixo.

Fonte: http://vapza.com.br/