Benefícios nutricionais da polenta

A polenta é o grão de milho cozido que pode ser consumido como acompanhamento de pratos e em uma variedade de receitas, de pães à sobremesas. Certas variedades de polenta são enriquecidas com minerais e vitaminas para aumentar o valor nutricional. Fazer a polenta com leite ao invés de água pode adicionar mais nutrientes. Ela contém tanto proteína como fibra aumentando a saciedade. A fibra é também recomendada para manter o bom funcionamento da saúde digestiva, para alimentar bactérias saudáveis e prevenir a constipação.

Para pessoas procurando pratos livres de glúten a polenta é uma boa opção. Ela é uma excelente fonte de carboidratos complexos. Esses carboidratos são quebrados lentamente, ou seja, são mais difíceis de serem digeridos. Esse retardo mantém os níveis de açúcar no sangue mais estáveis. Apesar de não conter grande quantidade de vitaminas e minerais, ela contém vitamina A. Ela é necessária para o bom funcionamento de rins, pulmões e coração.

A polenta contém milho moído, o qual é uma boa fonte de carotenóides. Os carotenóides diminuem o risco de certas doenças, como alguns tipos de condições oculares e alguns cânceres. Ela é naturalmente pobre em gordura e pode ser consumida como parte de uma dieta saudável. Ferro, magnésio e zinco são minerais essenciais, presentes, apesar de pequena quantidade na polenta. Ela é pobre em calorias tendo apenas 70kcal para cada 100g.

Fonte: http://jornaldebeltrao.com.br/