Benefícios do pepino para a saúde


O pepino é um vegetal muito pobre em calorias mas rico em água, minerais e antioxidantes que ajudam a hidratar o corpo e a manter o bom funcionamento do intestino, garantindo assim a saúde.

Além da polpa, a casca e as sementes também podem ser ingeridas e são ricas em fibras e em betacaroteno, que contribuem para a saúde dos olhos, pele e dos cabelos.

Assim, os benefícios do pepino para a saúde são:

  • Ajuda a emagrecer, por que é pobre em calorias e dá uma sensação de saciedade;
  • Melhora a contração e saúde muscular, por conter potássio e magnésio;
  • Melhora a circulação sanguínea, por ser pobre em gorduras e rico em água;
  • Mantém a hidratação, por ser feito principalmente de água;
  • Melhora o trânsito intestinal, devido à presença de fibras;
  • Previne o câncer, por ser rico em flavonoides e lignanas, que são antioxidantes poderosos;
  • Melhora a saúde da pele, unhas, olhos e cabelo, por conter antioxidantes e carotenoides;
  • Melhora a saúde do coração, por ser rico em potássio.

A casca rígida do pepino e seu interior rico em água, lhe garantem uma temperatura sempre menor do que a do ambiente, o que o torna excelente para refrescar e tonificar a pele quando colocado sobre a pele ou sobre as olheiras por exemplo.

Para obter esses benefícios, deve-se consumir 1 a 3 unidades de pepino por semana, podendo ser usado em saladas, sucos e na forma de picles. Mas quando a digestão do pepino não é bem feita, uma boa alternativa para o poder consumir é colocar rodelas de pepino na água e beber a água durante o dia. Para cada litro de água, o recomendado é colocar cerca de 250 g de pepino.

Informação nutricional e como usar

A tabela a seguir representa a composição nutricional de 100 g de pepino cru:

Carboidrato 1,7 g Carotenoides 35 mcg
Proteína 1,4 g Potássio 140 mg
Gordura 0,6 g Magnésio 8 mg
Fibra 0,7 g Fósforo 18 mg
Energia 19 Kcal

O pepino pode ser consumido cru, adicionado em sucos e vitaminas ou consumido na forma de picles, que conserva o alimento por mais tempo. Porém nem todas as pessoas conseguem digerir de forma eficiente o pepino, e uma boa alternativa para ingerir fibras e vitaminas com poucas calorias é comendo abobrinha ou berinjela.

 

Fonte: www.tuasaude.com