Benefícios do Milho – Para Que Serve e Propriedades

 

O milho é um dos cereais mais consumidos pelos seres humanos desde o surgimento da agricultura.

São os antioxidantes carotenoides como a luteína e zeaxantina que dão a cor amarela aos grãos de milho. Estas substâncias servem principalmente para promover a saúde dos olhos.

As diferentes variedades de milho também são ricas em fibras que auxiliam no emagrecimento e fortalecem a saúde do nosso trato digestivo inferior.

O milho é uma fonte rica de muitas vitaminas e minerais e por este motivo o consumo das suas diferentes variedades, assim como dos seus derivados, encaixa-se perfeitamente em uma dieta saudável e nutritiva.

Entre os benefícios do milho para a saúde podemos citar a prevenção de doenças digestivas e do coração, a redução da hipertensão e a prevenção de defeitos do tubo neural em bebês.

Para que serve o milho: 6 principais propriedades

1. O milho é rico em antioxidantes

Todas as variedades de milho fornecem fitonutrientes antioxidantes que trazem diferentes benefícios do milho à saúde. A combinação exata dos fitonutrientes, no entanto, depende da variedade. O milho de grãos amarelos é mais rico em luteína e zeaxantina. O milho azul tem concentrações únicas de antocianinas e o milho roxo fornece quantidades incomuns do ácido protocatecuico.

Antioxidantes são substâncias que podem proteger as células do nosso corpo de danos causados por radicais livres que podem ocorrer como consequência normal de alguns processos metabólicos, ou ainda a partir da exposição a certos produtos químicos, tabagismo, poluição e radiação.

Consumir alimentos ricos em antioxidantes serve para garantir a saúde do coração e pode também ajudar a reduzir o risco de infecções e algumas formas de câncer.

2. O grão representa boa fonte de proteínas

Uma porção de um copo de milho fornece 5 gramas de proteína, o que representa cerca de 10% da dose diária recomendada por nutricionistas. As proteínas obtidas a partir do consumo do milho contêm praticamente todos os aminoácidos essenciais à nossa saúde diária, com exceção apenas à lisina, o que pode ser resolvido adicionando feijão, ovos, aves ou carne magra à refeição.

O nosso organismo precisa de proteínas completas em cada refeição para que possamos obter a dose diária recomendada e assim garantir a saúde das nossas células e órgãos, dos nossos músculos, do nosso tecido conjuntivo e dos nossos ossos. As mulheres devem consumir 46 gramas de proteína por dia, enquanto os homens precisam de 56 gramas.

3. Milho contém fibras em abundância

As fibras do tipo insolúveis são benéficas porque ajudam na formação do bolo fecal e previnem a constipação no intestino. As do tipo solúvel se ligam às moléculas de colesterol e ajudam a arrastá-las para fora do organismo, o que ajuda a reduzir os níveis de gordura no sangue e reduz o risco de doença cardiovascular.

O milho contém uma boa quantidade de fibras, sendo a maior parte do tipo insolúvel. Em cerca de 100 gramas da adorada pipoca de cinema há cerca de 20 gramas de fibra. Este montante é cerca de metade da ingestão diária adequada para homens e mulheres.

Pesquisas estabeleceram a ingestão recomendada de fibras baseando-se no total necessário para proteger a saúde do coração. Em um copo de milho cozido há cerca de 4 gramas de fibras, o que é cerca de 15% do total que devemos ingerir diariamente. 

4. O cereal contém ácido fólico

O nosso corpo depende de ácido fólico para metabolizar DNA (Ácido Desoxirribonucleico) e proteínas. Este ácido é uma vitamina do complexo B e precisa estar presente no nosso organismo, especialmente nas mulheres em idade fértil porque previne eventuais defeitos de nascença no feto que podem ocorrer nas primeiras semanas após a concepção. Ela também ajuda a proteger o coração uma vez que converte um aminoácido chamado homocisteína cujos níveis elevados podem danificar os vasos sanguíneos.

Além disso, ele é vital para outros processos metabólicos como a produção de neurotransmissores cerebrais. Um copo de milho cozido contém 34 microgramas de ácido fólico, nove por cento da dose diária recomendada por especialistas.

5. O milho é uma fonte rica de calorias

O milho é uma fonte rica em calorias e por isso é a base da alimentação de muitas populações e tem papel vital para a sobrevivência de dezenas de países de base agrícola. Cada 100 gramas milho cozido contém 90 calorias, um dos valores mais elevados entre os cereais. Seu alto teor calórico garante a saciedade, mas pode ser um vilão para o ganho de peso rápido quando ingerido em excesso. 

6. Seus grãos contêm muitas vitaminas e minerais

O milho é fonte de muitas vitaminas e minerais, o que lhe garante propriedades nutricionais únicas. A quantidade destes nutrientes varia de acordo com o tipo de grão. O milho de pipoca tende a ter quantidades maiores de minerais, enquanto o milho verde tende a ser mais rico em vitaminas.

Fonte: http://www.mundoboaforma.com.br/