Benefícios do Limão

O limão vem de uma árvore perene originalmente encontrada na Ásia.

Existem muitas variedades da fruta e sua cor varia do verde intenso ao laranja, passando por tons mais amarelados. Toda a fruta, sua polpa, suco, casca e raspas, são utilizados para fins culinários e têm propriedades importantes responsáveis pelo benefícios do limão para a saúde.

O suco de limão é usado frequentemente para fazer limonada e como tempero. Ele contém seis por cento de ácido cítrico em sua composição, o que o torna azedo. O limão também contém vitamina C, cálcio, ácido fólico, vitamina B5, vitamina B3, vitamina B1 e B2, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, bem como açúcar, carboidratos e fibras.

Rico em fitonutrientes com propriedades antibióticas

Como muitas das frutas e vegetais, limões contêm compostos flavonoides que têm propriedades antioxidantes e anticancerígenas. De especial interesse são os chamados flavonoides glicosídeos, incluindo muitas moléculas relacionadas com o kaempferol. Embora estes flavonoides tenham sido apontados por parar a divisão celular em muitas linhas celulares de câncer, eles são, talvez, mais interessantes pelos seus efeitos antibióticos.

O suco de limão tem sido usado em várias aldeias na África Ocidental, onde há epidemias de cólera, uma doença desencadeada pela atividade da bactéria chamada Vibrio cholera. Pesquisadores descobriram que o suco tem um forte efeito protetor contra a doença e passaram a sugerir que a população passasse a inclui-lo durante a refeição principal do dia.

Vários outros estudos e pesquisas sobre os benefícios do limão têm mostrado sua influência nos ciclos de vida das células que afetam a sua permanência ou autodestruição no organismo.

Rico em vitamina C combate os radicais livres

O limão é uma excelente fonte de vitamina C, um dos antioxidantes mais importantes na natureza. A vitamina C é um dos principais antioxidantes solúveis encontrados em alimentos. Ela circula nos meios aquosos do humano neutralizando os radicais livres com os quais entra em contato, dentro e fora das células.

Os radicais livres podem interagir com as células saudáveis ​​do corpo, danificando suas membranas e diminuindo a sua integridade. Eles também podem causar uma variedade de inflamações, inchaço e dores. Esta é uma das razões pela qual a vitamina C tem sido usada na redução de alguns dos sintomas de osteoartrose e artrite reumatoide.

Fonte: http://www.mundoboaforma.com.br/