Benefícios do leite

O leite de animais é muito antigo na alimentação humana.

Parece que a formação de rebanhos leiteiros começou no sudeste asiático e que a cabra foi o 1º animal a fornecer leite ao homem.

Como escolher, conservar e usar

O leite de vaca comercializado passa por exame de controle bacteriológico e físico-químico e por diversos processos que visam prolongar sua conservação. O leite de consumo beneficiado classifica-se em três tipos: A, B e C. Fatores relacionados ao local da produção, aos cuidados com as vacas, à temperatura de conservação e ao lapso de tempo entre a ordenha e a distribuição para o consumo são utilizados para classificar o leite, sendo A o considerado de melhor qualidade.

Quando não se tem certeza de que o leite foi pasteurizado, deve-se fervê-lo antes da utilização.
Além de consumido ao natural, o leite combina com todos os ingredientes e presta-se para qualquer tipo de preparação culinária, doce ou salgada.

O leite pode ser encontrado em saquinhos (tipos A, B e C); em caixinhas (UHT), puro ou com sabor de chocolate ou morango; leite em pó (integral, semi-desnatado e desnatado); leite em pó infantil (classificado de acordo com a idade da criança que deve consumi-lo; leite condensado e creme de leite.

Leite em pó integral é o produto obtido da desidratação do leite fresco, através de processos industriais.

Leite em pó desnatado é o leite que, além de desidratado, tem retirada a sua gordura. Pode ser utilizado em doces e salgados, reduzindo o valor calórico dessas preparações.

Leites infantis são fórmulas especialmente adaptadas ao delicado organismo do bebê, podendo substituir ou complementar a alimentação do lactente, mediante prescrição médica.

Creme de leite é a nata, ou seja, é a gordura que sobe à superfície no processo de centrifugação do leite integral. É um produto essencialmente energético, possui proteínas de alto valor biológico, sais minerais e vitaminas A e D.

Leite condensado é um produto resultante da remoção parcial da água do leite integral. Concentrado no seu teor de açúcar, tem consistência cremosa e textura homogênea.

O leite começa a perder nutrientes depois de 5 minutos no fogo, portanto evite deixá-lo no calor por muito tempo.

Propriedades e benefícios à saúde

É um dos alimentos mais completos que se conhece. A riqueza em cálcio e fósforo faz dele um alimento insubstituível, pois esses elementos são indispensáveis na formação de ossos e dentes. A vitamina A, presente em boa proporção, é essencial à visão.

cálcio, principal nutriente do leite, é importantíssimo no desenvolvimento dos ossos. Entre a infância e a adolescência ele vai se acumulando no organismo, tais reservas serão usadas pelo corpo na fase adulta. O cálcio é essencial para manter o equilíbrio interno do organismo e participa das contrações musculares. Depois dos 40 anos, a massa óssea diminui em média 0,5% a cada ano. Aí entra o leite, boa fonte deste mineral, para frear as perdas. É excelente fonte de proteínas. O leite ainda contém fósforo e as vitaminas A, D e E.

Fonte: https://comendobem.wordpress.com