Benefícios do leite

O leite é um alimento rico em proteínas e em cálcio, sendo muito importante para prevenir problemas como osteoporose e para manter uma boa massa muscular.

O leite varia de acordo com a sua forma de produção e, além do leite de vaca, existem também bebidas vegetais que são conhecidas como leites vegetais, que são feitas a partir de grãos como soja, castanha e amêndoas.

O consumo regular do leite de vaca integral, que é o leite que ainda possui a sua gordura natural, traz os seguintes benefícios para a saúde:

  • Prevenir a osteoporose, por ser rico em cálcio e conter vitamina D;
  • Ajudar no crescimento dos músculos, pois é rico em proteínas;
  • Melhorar a flora intestinal, por conter oligossacarídeos, nutrientes que são consumidos pelas bactérias benéficas do intestino;
  • Melhorar o funcionamento do sistema nervoso, por ser rico em vitamina do complexo B;
  • Ajudar a controlar a pressão alta, pois é rico em aminoácidos com propriedades anti hipertensivas.

O leite integral contém as vitaminas A, E, K e D, que estão presentes na gordura do leite. Por outro lado, o leite desnatado, como não tem mais gordura, perde esses nutrientes.

Além disso, é importante lembrar que, apesar dos seus benéficos, o leite de vaca não deve ser oferecido para crianças menores de 1 ano de idade.

Tipos de Leite de Vaca

O leite de vaca pode ser integral, que é quando contém a gordura natural dele, semidesnatado, que é quando parte da gordura foi retirada, ou desnatado, que é quando a indústria retira toda a gordura do leite, deixando apenas a sua porção de carboidratos e proteínas.

Além disso, de acordo com o processo de fabricação, o leite pode se classificar da seguinte forma:

  • Leite de vaca puro ou natural: é o leite retirado da vaca que vai diretamente para a casa do consumidor, sem passar por nenhum processo industrial;
  • Leite Pasteurizado: é o leite de saco que fica armazenado na geladeira. Ele foi aquecido a 65ºC por 30 minutos ou a 75°C durante 15 a 20 segundos com o objetivo de eliminar as bactérias.
  • Leite UHT: é o leite de caixa ou conhecido como “leite longa vida”, que não precisa ser guardado na geladeira antes de aberto. Ele foi aquecido a 140°C durante quatro segundos, também para eliminar as bactérias.
  • Leite em pó: ele é feito a partir da desidratação do leite de vaca integral. Assim, a indústria retira toda a água do leite líquido, fazendo ele virar um pó que pode ser reconstituído ao adicionar água novamente.

Todos esses leitem, com exceção do leite de vaca natural, podem ser encontrados nos supermercados nas versões integral, semidesnatado ou desnatado.

 

 

Fonte: www.tuasaude.com