Benefícios da carne de carneiro

Carne de Cordeiro é a carne da ovelha – Ovis aries. É um tipo de carne vermelha, que é mais rica em ferro do que a galinha ou peixe. A carne dos ovinos jovens, em seu primeiro ano, é conhecido como cordeiro, enquanto o carneiro é um termo usado para a carne da ovelha adulta. A carne de cordeiro é mais consumida curada (defumada e salgada), mas também é comum em algumas partes do mundo ser consumida processada. Sendo ricos em proteína de alta qualidade e muitas vitaminas e minerais, o cordeiro pode ser um excelente componente para uma dieta saudável.

Proteína da carne de carneiro 

Como outros tipos de carne, a carne do cordeiro é composta principalmente de proteína. O teor de proteína magra do cordeiro cozido geralmente é 25-26 %. A carne de cordeiro é uma fonte de proteína de alta qualidade e contém todos os aminoácidos essenciais necessários para o crescimento e manutenção do corpo. Por esta razão, comendo cordeiro, ou outros tipos de carne, pode ser especialmente benéfico para fisiculturistas, atletas e pacientes pós – cirúrgicos em recuperação. Simplificando, comer carne promove uma nutrição ideal, sempre que o tecido muscular precisa ser reconstituído ou trabalhado.

Gordura da carne de carneiro 

O cordeiro contém uma quantidade variável ​​de gordura, dependendo do nível do corte e da dieta do animal, idade, sexo e alimentação. O teor de gordura pode variar entre 17-21%. Ela é composta de gorduras saturadas e monoinsaturadas em quantidades aproximadamente iguais. A gordura do cordeiro geralmente contém níveis ligeiramente mais elevados de gordura saturada do que a carne bovina e suína. A ingestão de gordura saturada tem sido considerada um fator de risco para doenças cardíacas, mas muitos dos novos estudos não encontraram qualquer ligação.

Ruminantes Gorduras Trans

A gordura do cordeiro contém uma família de gorduras trans, conhecidas como gorduras trans ruminantes. Ao contrário das gorduras trans encontradas nos alimentos processados, as gorduras trans ruminantes são consideradas benéficas para a saúde. A gordura trans ruminante mais comum é o ácido linoléico conjugado (CLA). Em comparação com outras carnes de ruminantes, como a carne de bovino, a carne de cordeiro contém a maior quantidade de ácido linoléico conjugado, que tem sido associado com vários benefícios para a saúde, tais como a massa de gordura corporal reduzida. Porém, as grandes quantidades encontradas em suplementos podem ter efeitos adversos para a saúde metabólica.

O cordeiro é uma fonte rica em muitas vitaminas e minerais. Abaixo estão as mais abundantes:

Vitamina B12: Importante para a formação do sangue e a função do cérebro, a vitamina B12 é encontrada apenas em alimentos de origem animal e está ausente nas dietas veganas. A deficiência de vitamina B12 pode causar anemia e danos neurológicos.

Selênio: A carne é muitas vezes uma fonte rica em selênio, embora isto dependa da origem alimentação do animal. O selênio tem várias funções importantes no corpo.

Zinco: Encontrado em grande quantidade no cordeiro, o zinco é geralmente muito melhor absorvido a partir da carne do que das plantas. É um mineral essencial, importante para o crescimento e a formação hormonal, tais como a insulina e a testosterona.

Niacina: Também chamado de vitamina B3, a niacina serve para uma variedade de funções importantes no corpo. A ingestão inadequada de niacina tem sido associada ao aumento do risco da doença cardíaca.

Fósforo: Encontrado na maioria dos alimentos, o fósforo é essencial para o crescimento e manutenção do corpo.

Ferro: Cordeiro é uma rica fonte de ferro, em sua maioria, na forma de ferro heme, que é altamente bio disponível e é absorvido de forma mais eficiente do que o ferro não heme encontrada nas plantas.

Além destes, o cordeiro contém um número de outras vitaminas e minerais em quantidades inferiores. De sódio (sal) que pode ser particularmente alto em alguns produtos processados a partir da carne do cordeiro, como o cordeiro curado.

Fonte : www.dicasnutricao.com.br