Benefícios da Batata Baroa

A batata baroa, também conhecida como mandioquinha ou batata salsa, é uma excelente fonte de carboidratos e de fibras, auxiliando na produção de energia nas células e ajudando no funcionamento do intestino.

Ela pode ser incluída tanto em dietas para ganho de massa muscular quanto em dietas de emagrecimento, devendo-se mudar apenas a quantidade consumida e os acompanhamentos do prato. Os seu principais benefícios para a saúde são:

  1. Dar energiapara o corpo, por ser uma ótima fonte de carboidratos;
  2. Combater a prisão de ventre, por ser ricas em fibras e melhorar a saúde da flora intestinal;
  3. Melhorar o sistema imunológico, por conter zinco e selênio;
  4. Atuar como um antioxidantee melhorar a saúde da pele, por conter vitamina E;
  5. Ajudar a relaxare melhorar a circulação, por conter magnésio e potássio.

A batata baroa tem menos calorias que a batata doce e uma quantidade de fibras semelhante, o que faz com que ela seja uma ótima opção para equilibrar o cardápio de perda de peso.

Como usar a batata baroa para emagrecer

Para perder peso, deve-se consumir no máximo 80 a 100 g de batata baroa no almoço ou no jantar, de preferência cozida ou assada no forno, e sem adicionar outras fontes de carboidrato como arroz, macarrão ou farofa. Com isso, a refeição ficará pobre em carboidratos, ajudando na perda de peso.

Além da mandioquinha, deve-se adicionar uma boa porção de carne, frango ou peixe, que é a fonte proteica do prato, e uma salada de vegetais com azeite, que trará mais saciedade para a refeição. É importante lembrar de evitar tomar sucos ou refrigerantes durante a refeição, sendo melhor trocá-los por uma fruta pequena como sobremesa.

Como usar a batata baroa para ganhar massa

Pessoas que desejam ganhar massa muscular e aumentar de peso podem consumir maiores quantidades de batata baroa, além de poder adicionar outras fontes de carboidratos na mesma refeição, como arroz, macarrão e farofa.

A refeição também deve conter uma boa quantidade de proteína, que são as carnes, frango e peixe, e salada com azeite. No pré-treino, pode-se usar a batata baroa com ovos fritos ou queijo, acompanhada de 1 fruta ou iogurte natural, por exemplo. Saiba o que comer no pré e no pós-treino.

Fonte: https://www.tuasaude.com