Benefícios da aveia para a saúde


A aveia é um dos cereais mais saudáveis, pois, além de não conter glúten, é uma fonte importante de várias vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes essenciais para uma vida saudável, o que a torna num superalimento.

Além de super saudável, a aveia pode ser incluída em quase todos os tipos de dietas, mesmo em casos de diabetes, uma vez que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Ajuda também a reduzir os níveis de colesterol, protege o coração e ainda estimula o sistema imune.

1. Reduz o colesterol ruim

A aveia é rica num tipo específico de fibra, conhecida como beta-glucana, que diminui os níveis de colesterol no sangue, reduzindo também o risco de doenças cardiovasculares graves, como infarto ou AVC.

Para obter este benefício, é recomendado comer pelo menos 3 gramas de beta-glucana por dia, o que equivale a aproximadamente 150 gramas de aveia.

2. Controla os níveis de açúcar no sangue

Por ser rica em fibras, especialmente do tipo beta-glucana, a aveia é capaz de evitar picos acentuados nos níveis de açúcar no sangue. Assim, começar o dia com uma tigela de mingau de aveia, por exemplo, é uma excelente forma de controlar a diabetes e, até, evitar o seu surgimento, no caso de pré-diabéticos.

3. Ajuda a emagrecer

A aveia é uma ótima aliada para as dieta de emagrecimento, pois as suas fibras estimulam a produção de um hormônio no intestino que aumenta a sensação de saciedade, evitando que a fome surja tão frequentemente.

Assim, comer aveia ao longo do dia é uma boa estratégia para diminuir a ingestão de calorias, facilitando a perda de peso.

4. Previne o câncer de intestino

As fibras da aveia ajudam o funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre e o acúmulo de toxinas que podem levar ao surgimento de câncer. Além disso, a aveia ainda contém ácido fítico, uma substância que ajuda a proteger as células intestinais de mutação que podem originar tumores.

5. Reduz a pressão alta

A aveia é muito rica em antioxidantes, especialmente num tipo específico conhecido como avenantramida, que aumenta a produção de oxido nítrico no corpo. Este óxido nítrico ajuda os vasos sanguíneos a relaxar, facilitando a circulação de sangue e baixando a pressão arterial.

 

Fonte: www.tuasaude.com