As calorias do vinho

As calorias do vinho.

O consumo frequente e moderado de vinho é um excelente hábito para a saúde. Mesmo assim, não devemos ignorar o valor calórico do vinho, assim como das outras bebidas.

Estar familiarizado com essa informação pode ser muito útil. Assim, é possível manter esse prazer tão saudável, e usando a teoria da compensação, não “enfiar o pé na jaca”!

Uma taça de vinho pode ter de 100 até 300 kcal, dependendo principalmente do teor de álcool, do açúcar residual do vinho, e do tamanho da taça.

Veja, a seguir, algumas referências. Mas antes de mais nada, vamos partir de uma premissa: cada garrafa de vinho de 750ml equivale a 4 taças de vinho (187,5 ml cada). Nem sempre isso é verdade, mas esse será o nosso referencial.

Vinho branco suave

Aqueles com menor teor alcoólico (até 9%), terão entre 100 e 150 kcal por taça. Sabe quais são esses vinhos? Moscato d’Asti, Chenin Blanc, Spätlese Riesling alemão, Lambrusco… Se você escolher um branco suave de maior teor alcoólico, que varie de 9 a 12% de álcool, considere entre 170 e 220 kcal por taça. Os vinhos desta categoria podem ser produzidos com as uvas Gewürztraminer, Silvaner, Malvasia, entre outros.

Vinho branco seco

Brancos secos de menor teor alcoólico já partem, em geral, de 9%. Se ele tiver menos de 12% de álcool, estime cerca de 100 a 150 kcal a cada taça. As variedades nesse caso podem ser muitas: Pinot Blanc, Pinot Grigio, Torrontés, Trebbiano, Vermentino, Grenache, Verdejo, Albariño… Em vinhos brancos secos com teor de álcool maior, entre 12 e 14%, as taças costumam variar entre 150 e 180 kcal. Alguns desses vinhos podem ser elaborados com Chardonnay, Sauvingnon Blanc, Viognier e Marsanne, e também Torrontés e Pinot Blanc.

Vinho tinto

De Pinot Noir a Cabernet Sauvignon e Shiraz, qualquer taça de tinto seco com menos de 13,5% de teor alcóolico pode ser considerada como tendo entre 130 e 170 kcal. Agora, se o vinho tinto tiver teor alcóolico variando de 13,5 a 16%, fique atento às calorias, que podem estar entre 160 e 200 kcal por taça!

Vinho espumante

Vinhos espumantes secos, sejam Champagnes, Cavas, Proseccos…, e com menos de 12,5% de álcool, vão apresentar calorias na faixa de 140 a 170 kcal por taça. Já espumantes suaves, ou então com teor alcoólico alto, superior a 12,5%, serão mais calóricos, partindo de 170 e aproximando-se de 200 kcal por taça.

Vinho de sobremesa ou fortificado

Aqui vai uma exceção para o tamanho da taça. Nesse caso, o tamanho padrão de taça é menor, de apenas 90 ml, já que os hábitos de consumo desses vinhos são mesmo diferentes. Contudo, não se deixe levar pelo tamanho da taça, pois vinhos como Porto, Jerez, Sauternes e Madeira, costumam apresentar entre 200 e 350 kcal por taça. Mas nada que não possa ser compensado na 2ª feira, não é mesmo?

Fonte: http://www.tintosetantos.com/