Alimentos saudáveis de Junho: Canjica!

Alimentos saudáveis de Junho: Canjica! A canjica é feita com milho branco, em alguns lugares (nordeste) com milho amarelo, chamada de mugunzá. 

Conta a história que a canjica era feita pelos escravos, que usavam o alimento para produzir diversas variedades de pratos, há muita especulação sobre a origem da canjica, mas a maioria dos estudos indica que seja originária da África e ou Ásia.

Possui grande fonte de vitaminas: Vitaminas B1, B2, B3, B5 e B6, proteínas, fibras, magnésio, fósforo, zinco, ferro e ácido fólico. E se colocarmos os nutrientes do leite junto nessa fórmula, temos em um simples sobremesa, uma refeição bem nutritiva, pois temos no leite: carboidratos, sais minerais como: cálcio, sódio, bromo, zinco, magnésio, potássio, ferro, alumínio,  cloro, fósforo e manganês, vitaminas A, D, B2, B12 e ácido fólico.

O leite de coco também possui vitaminas, minerais e eletrólitos, incluindo potássio, cálcio e cloreto.

A gordura é composta de ácidos graxos de cadeia curta e média, que o corpo transforma em energia ao invés de transformar em gordura.

Possui também ácido láurico, que é antiviral, antifúngico, antibacteriano e antimicrobiano. O leite de coco estimula o sistema imunológico e alivia sintomas de dor de garganta e úlceras. Para a pele é bom para hidratar e reparar eczemas.

Claro que tudo isso não vai ser visto se consumido uma vez apenas, mas só por esses 3 ingredientes da canjica já temos a certeza que é um alimento super nutritivo. Os médicos indicam muito a canjica para as mulheres grávidas.

Mas cuidado com o excesso de açúcar! Lembrando que quanto mais simples ela for, menos calórica será.

Fonte: somandoconhecimento.com