A Sopa e seus benefícios

Sabe-se hoje que já há 10 000 anos, os nossos antepassados deixavam alimentos ao seu gosto em poças d’água fervente para os cozinhar. Nasceu, desta forma, a sopa.

Este caldo resultante da cozedura de legumes, muitas vezes enriquecido com pão, carne ou peixe, saciou a fome de gerações ao longo dos tempos e chegou mesmo a merecer homenagem de poetas, músicos e filósofos.

É importante frisar que o hábito de comer sopa antes de um prato composto por carne ou peixe, farináceos e vegetais é fundamental numa alimentação saudável. A sopa, pelo seu modo de preparação e pelos seus ingredientes tradicionais, é um alimento com uma importância nutricional extraordinária. Para além de ser de fácil digestão é ainda rica em vitaminas e minerais. Os legumes e as hortaliças são muito ricos nestes dois tipos de nutrimentos, que são melhor absorvidos quando se encontram dissolvidos em água. Como na sopa a água da cozedura não se rejeita, não há grandes perdas de vitaminas ou minerais. Adicionalmente, a sopa previne a obesidade e regula o apetite, impedindo o consumo excessivo do prato principal, pois é rica em fibras alimentares que, por sua vez, também são essenciais ao bom funcionamento do aparelho digestivo.

A sopa também fornece substâncias antioxidantes que protegem de doenças cardiovasculares. A cozedura da sopa, como é feita a uma temperatura relativamente baixa, também não gera substâncias carcinogênicas, como acontece na fritura.

Este é também o alimento ideal para todos aqueles com dificuldades de mastigação, pois encontram na sopa uma solução para melhorar a sua alimentação.

Depois de tudo isto, não comer sopa pode ser considerado um verdadeiro atentado à saúde. Mas, se ainda assim, for daquelas pessoas que inexplicavelmente não gostam de sopa, faço uma sugestão: dê uma vista de olhos pelos livros de receitas e vai encontrar um incontável número de sopas ou pratos baseados no mesmo processo culinário, como ensopados ou outros caldos enriquecidos com carne, peixe, ovos ou mariscos. Com uma gastronomia tão rica em pratos deste tipo, com certeza você vai encontrar alguma sopa que goste.

Benefícios para saúde

A sopa é um dos pratos de maior tradição na gastronomia portuguesa. As suas vantagens são conhecidas: permite um melhor desenvolvimento infantil e juvenil, maior resistência a infecções e a doenças digestivas, menor susceptibilidade a prisão de ventre e menor tendência para doenças cancerígenas e de arteriosclerose.

Os médicos acrescentam outras vantagens ao sabor agradável e qualidades nutritivas. É  que a sopa, ao ferver em água abundante vários alimentos, principalmente os de origem vegetal, tem como efeito aumentar a resistência do organismo a certas propriedades dos vegetais. A temperatura de 100ºC a que a água sobe quando está em ebulição elimina os anti nutrientes, alergênicos e substância tóxicas que estão presentes nos vegetais crus. Para além da destruição das toxinas, são também eliminados os parasitas e seus ovos, bactérias e seus esporos, quer dos alimentos quer da própria água.

Por outro lado, o fato de a fervura não ultrapassar os 100ºC tem outra vantagem: alguns alimentos, quando cozinhados em fritadeiras e fornos industriais, ultrapassam os 400ºC, dando origem as moléculas anómalas com efeitos cancerígenos, protrombóticos e tóxicos.

A cozedura dos vegetais permite ainda a hidratação dos aglomerados amiláceos dos alimentos farináceos como o arroz, a batata e a massa, as fibras das hortaliças e legumes e as tramas proteícas da carne, cereais e leguminosas. Assim desagregados, estes alimentos em conjunto resultam em altos conteúdos nutricionais. Ao contrários do que usualmente se pensa, certos alimentos cozidos têm mais vitaminas do que os crus. Além das vitaminas, a sopa contém minerais, ácidos aminados e gordos essenciais e outros reguladores e protetores.

Para finalizar, a sopa é boa para as dietas. Consumida quente, no início de uma refeição, a sopa transmite conforto e satisfação, reduzindo a tendência para engordar. Um prato grande de sopa, engrossada com leguminosas e temperada com um fio de azeite dificilmente passa as 180 calorias, enquanto qualquer outra refeição fornece entre 440 e 660 calorias.

Fonte: www.fotosantesedepois.com