A saborosa Quiche

A Quiche é uma torta aberta, com recheio a base de creme de leite e ovos, e originalmente recheada com bacon. Hoje é possível encontrar diversos recheios, como: poró, espinafre, legumes, rúcula, cogumelos, salmão, acrescentado sempre um queijo, seja ele parmesão, Gruyére, camembert, roquefort ou brie.

A palavra “quiche” vem do Alemão “Küchen” (torta). A quiche é um prato originário da Alsácia Lorena, que atualmente faz parte do nordeste da França, e faz fronteira com a Alemanha. A região da Alsácia Lorena por diversas vezes foi comandada pelos Alemães, e foi palco de diversas brigas por território entre Franceses e Alemães.

Quando a Quiche foi criada, a região que hoje é a Alsácia Lorena, era uma província alemã, e se chamavaLothringen” que em português significa “Lorena” e em Francês “Lorraine”. Depois de muitas batalhas, entre elas a primeira e a segunda guerra mundial, a França retomou a Alsácia Lorena em 1945, e os franceses batizaram a quiche de “Quiche Lorraine”.

Percebe-se que a quiche possui uma origem bastante conturbada, influenciada pela disputa territorial pela Alsácia Lorena. O certo é que a quiche é de origem alemã, mas é um prato típico, tradicional e de excelência francesa.

A massa usada para fazer uma quiche é a patê brisée, que tem como base manteiga e farinha, e que fica quebradiça quando pronta. A quiche é um tipo de torta, mas difere das outras pelo fato de ser aberta e não tampada, e seu recheio que envolve creme de leite, ovos e noz moscada

A quiche hoje é conhecida e apreciada por todo o mundo por ser um prato tão saboroso e interessante de servir em qualquer ocasião.  A popularização da quiche começou após a segunda guerra mundial, primeiro ganhando apreciadores na Inglaterra, depois na década de 50 nos Estados Unidos, e a partir dai ganhando fama mundial.

A quiche pode ser servida em um almoço, jantar, café da tarde ou até como entrada de uma refeição, variando os recheios de acordo com a criatividade de cada um.

Fonte: petitgastro.com.br