A importância da imigração italiana para o Brasil

A importância da imigração italiana para o Brasil

Alta imigração

O Brasil recebeu muitos imigrantes durante vários séculos, mas grande parte deles veio da Itália. Por isto, eles deixaram marcas em nossa vida, inclusive modificando nossos costumes. Esta presença se deu com mais força nos estados do Sul e Sudeste, onde se percebe grande número de descendentes, e nestes locais formaram-se as colônias italianas. Porém, algumas partes do país quase não receberam italianos, por isto suas características quase não foram deixadas lá.

Presença cultural

Percebe-se a importância da imigração italiana para o Brasil especialmente no catolicismo em algumas regiões do país. As festas, práticas religiosas e os santos de devoção são elementos tipicamente italianos.

Muitos pratos saborosos fazem parte da culinária italiana, como as massas em geral, principalmente o espaguete e a pizza. O hábito de comer panetone no Natal também é cultura da Itália que veio para o Brasil. Em Minas Gerais, deve-se aos italianos a tradição de comer feijão tropeiro e angu.

O sotaque característico do Sudeste, principalmente de São Paulo e Espírito Santo, também é consequência da imigração dos italianos para nosso país. Percebe-se também este modo de falar no sul de Santa Catarina e na serra gaúcha.

Mais uma vez falando do Sudeste, esta região do Brasil deve aos italianos a introdução de novas técnicas agrícolas, incluindo também Minas Gerais e parte Sul do país.

Marcos no esporte e lazer

Nota-se também a importância da imigração italiana para o Brasil na área esportiva, com a criação do time do Palmeiras (Palestra Itália). Este clube foi criado para aproximar os imigrantes italianos que viviam em São Paulo, mas, por conta da Primeira Guerra Mundial, o nome teve que ser modificado para Sociedade Esportiva Palmeiras. O motivo foi a ditadura Vargas, que proibiu qualquer manifestação cultural quando foi declarada guerra contra a Itália.

Muitas obras artísticas, tanto no cinema quanto na televisão, foram contribuições da imigração italiana. O país serviu de inspiração para o filme O quatrilho, que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro, assim como para várias novelas, como Terra Nostra e Esperança, ambas produzidas pela TV Globo.

Criação de cidades

Porém, para algumas regiões, a importância da imigração italiana para o Brasil é ainda mais significativa. Afinal, foram eles que transformaram colônias em cidades. Este é o caso de Bento Gonçalves, Garibaldi e Caxias do Sul, todas elas localizadas no estado do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil. A principal atividade econômica destas cidades é o cultivo de videiras e a comercialização de vinho, funções exercidas por seus antepassados italianos.

Vestimenta nas cidades de descendência italiana

Na zona rural das cidades de descendência italiana também pode se perceber que a vestimenta dos colonos ainda é idêntica a que foi usada pelos primeiros imigrantes dos campos. Os homens usam lenço no pescoço e as mulheres preferem usar o acessório na cabeça, como um pano.

Nestas regiões nota-se que a culinária também permanece inalterada: além do macarrão, já citado neste texto, a polenta caseira é alimento diário dos colonos. Nas áreas gaúchas inclui-se também o churrasco. Alguns descendentes de italianos se aproximaram de descendentes de alemães e esta amizade também influenciou sua gastronomia: eles adotaram o hábito de comer geleia de frutas e doces em pasta.

Influências no trabalho

Saindo um pouco das colônias italianas do Sul e passando para o Sudeste novamente, encontramos a importância da imigração italiana para o Brasil também com influências diretas no trabalho. Os imigrantes foram para zonas cafeeiras e trabalharam nas plantações de café de maneira remunerada, ao contrário do que acontecia anteriormente, com o uso de escravos. Assim como aconteceu na região Sul, quem possuía alguma formação profissional se dirigiu para os centros urbanos e trabalhou nas pequenas fábricas. O que começou devagar se tornou um sucesso, gerando empresas potentes.

Alguns exemplos de indústrias que receberam a influência de trabalho dos italianos: metalurgia, vinícolas (citado anteriormente, na região Sul), setor de alimentos, tecelagem e de fiação. Portanto, pode-se afirmar com certeza que os italianos contribuíram para o desenvolvimento do Brasil.

A importância da imigração italiana para o Brasil

Como se pode perceber, a contribuição dos italianos para o nosso país foi de extrema significância: eles foram exemplares na execução de suas tarefas, formaram e/ou mantiveram suas famílias, trouxeram sua religiosidade e o espírito de comunidade, cumprindo assim com as expectativas de imigração. Os italianos povoaram terras vazias, criaram colônias, fundaram vilas, cultivaram café e uva e nos deixaram a ética de trabalho baseada na condição de provedor de família. Foram desbravadores e contribuíram com a civilização brasileira.

 

 

Fonte: www.desideriocidadania.com