8 curiosidades sobre a cerveja

Você conhece tudo sobre cerveja?

1. Beber cerveja no copo ou na garrafa faz diferença?

Sim! Quando se bebe a cerveja direto na garrafa, a boca entra em contato com os vestígios de metal deixados pela tampa e isso interfere no sabor da bebida. Inclusive, uma dica para diminuir o gosto de metal que a cerveja pode apresentar é armazenar a garrafa sempre em pé, para que o líquido não entre em contato com a tampa metálica e o sabor não seja afetado.

2. Cerveja boa é cerveja com espuma?

Sim! A espuma desempenha um papel fundamental na cerveja. Ela é muito importante para uma melhor degustação da bebida.

A cerveja sem espuma pode ter defeito na fabricação, e também existem alguns fatores que podem interferir na produção da mesma, como a limpeza do copo, resíduos de detergente, gordura ou batom.

A espuma também ajuda a manter a cerveja gelada por mais tempo, pois evita que o líquido entre em contato com o ar.

3. Por que a garrafa de cerveja é tradicionalmente marrom?

Tem um motivo por ela ser dessa cor: o marrom da garrafa ajuda a proteger o líquido dos raios ultravioletas, além de preservar o sabor e o aroma da bebida.

Também existem garrafas verdes, criadas após a Segunda Guerra Mundial como sinal de qualidade para a cerveja, já que são produzidas com um lúpulo diferenciado, modificado industrialmente e, consequentemente, mais caro.

Entretanto, as garrafas de cor verde e até as de outras cores mais claras não protegem a cerveja da luz como as garrafas de cor marrom. Assim, independentemente da qualidade da cerveja, elas estão mais propícias a estragar com o tempo.

4. Cerveja é comprovadamente saudável!

Uma pesquisa realizada na Califórnia, com 128.934 pessoas de diversas idades (publicada na Revista Scientific American e divulgada pelo Dr. Drauzio Varella), comprovou que o consumo diário de até 25 gramas de álcool pode ser benéfico para a saúde, pois melhora a saúde arterial e, com isso, ajuda a proteger o coração, a fortalecer os músculos e a prevenir alguns tipos de câncer.

Vale lembrar que o consumo de qualquer substância alcoólica deve ser moderado e seu excesso tem o efeito reverso, podendo trazer danos graves para a saúde.

5. Qual o significado das bolhas no copo?

As bolhas presentes na espuma da cerveja têm relação direta com a qualidade da mesma. Bolhas maiores servem como um alerta para má qualidade da cerveja e também indicam que o copo não foi limpo corretamente.

 

 

Fonte: opabier.com.br