5 benefícios de comer cenoura

As cenouras são cheias de benefícios para a saúde. Aqui estão algumas das principais razões para comê-las com mais frequência, especialmente quando temos cenouras frescas, recém colhidas no nosso jardim.

Podemos comer cenouras cruas, em vinagrete ou picles ou mesmo cozidas e temperadas com um fio de azeite cru, para obter seus vários efeitos benéficos para a saúde.

Não se esqueça que, na centrífuga, com cenouras cruas, pode-se preparar sucos caseirosmuito gostosos e saudáveis.

Benefícios de comer cenoura com mais frequência:

1. Melhora a fertilidade masculina

As cenouras podem melhorar a fertilidade masculina e a qualidade do esperma. Pesquisadores norte-americanos apontam que o consumo de frutas e legumes de cores alaranjadas ou amarelas, como a cenoura, o melão e a batata doce, pode melhorar a qualidade do esperma em até 10%. Esta pesquisa foi publicada na revista Fertility and Sterility com o título de “Semen quality in relation to antioxidant intake in a healthy male population” em base a um trabalho da equipe de Jorge Chavarro, pesquisador norte-americano.

2. Aumentar a expectativa de vida

Outra pesquisa também norte-americana liderada por Li Chaoyang, inserida no “Third National Health and Nutrition Examination Survey”, avaliou 15.000 voluntários durante 20 anos e constatou que os níveis de alfa-caroteno no sangue, são inversamente proporcionais ao risco de morte. Ou seja, a ingestão rotineira de frutas frescas e vegetais ricos em antioxidantes naturais, como o caroteno encontrado na cenoura, ajuda a prevenir a morte prematura.

3. Cenouras ajudam muito na luta contra a obesidade infantil

Pesquisas feitas em duas universidades norte-americanas, no Texas e na Carolina do Sul, publicadas no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics afirmam que uma dieta balanceada onde se inclui vegetais de folhas verdes, como espinafre e brócolis, legumes de cor amarela e alaranjada, como a cenoura e frutas amarelas, como a laranja, ajudam a combater a obesidade infantil, o que é fundamental para a manutenção da saúde das crianças.

4. Cenouras são saudáveis ​​cruas ou cozidas

As cenouras são boas para sua saúde, cruas ou cozidas, mas por razões diferentes. Se você quiser absorver melhor o beta-caroteno – um precursor da vitamina A – encontrado na cenoura, melhor comê-las cozidas e temperadas com um fio de azeite de oliva. O beta-caroteno, é mais facilmente assimilado pelo corpo depois que o alimento passe por um cozimento rápido. A vitamina A é solúvel em gordura e, por isso, para sua absorção é importante acompanhar o prato com uma gordura saudável como o azeite extra-virgem.

Porém, por outro lado, no cozimento algumas vitaminas como a vitamina C, que são sensíveis ao calor, se deterioram. Então, o melhor mesmo e comer cenouras dos dois jeitos, cruas e cozidas.

5. As cenouras são amigas da pele e da beleza

Alguns pesquisadores escoceses, em um estudo publicado na revista científica PLoS ONE, analisaram os hábitos alimentares de 35 estudantes universitários durante seis semanas. Como resultado se constatou que as pessoas que consumiam regularmente frutas e legumes de cores amarelo, vermelho e laranja, com especial referência para as cenouras e sua riqueza em beta-caroteno, apresentavam a pele muito mais relaxada e rosada.

Fonte: https://www.greenme.com.br/