4ª Caminhada Internacional na Natureza acontece neste domingo (27)

Promovida pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur) de São José dos Pinhais a 4ª Caminhada Internacional na Natureza acontece neste domingo (27), no Circuito Rural Taquaral.

Em parceria com a Associação dos Produtores Rurais e Artesãos da Campina do Taquaral (Acamp) e Secretaria do Estado da Agricultura e do Abastecimento, os caminhantes terão um percurso de pouco mais de 12,3 km em terreno irregular com nível de esforço moderado, dentro de empreendimentos rurais, estradas, trilhas, mata e propriedades da região.

O evento conta até o momento com quase mil inscritos. O Ponto de Encontre será na Rua José Zanqueta Filho, 3350 – Escola Municipal Lilian Viana, desta vez o café da manhã será oferecido no salão da igreja em frente à escola, por R$ 10 com café, leite, chá, sucos, pães, acompanhamentos, frios, bolos, ovos mexidos, pão de queijo, frutas.

As saídas estão programadas das 8h às 10h, com chegada até as 14h para o carimbo final. Haverá alongamentos a partir das 8h. O credenciamento dos caminhantes será das 7h às 10h.

Além de várias saídas e horários de alongamento, os participantes terão a possibilidade de almoçar na região ao valor de R$ 25 por pessoa, em quatro empreendimentos da região da Campina do Taquaral, e poderão visitar a exposição de orquídeas e feira de produtos no local da concentração. A organização orienta que os caminhantes levem dinheiro em espécie para pagamento do café e almoço, pois não será aceito cartões de débito ou crédito. Os vales para café e almoço podem ser adquiridos no local do evento ou nos empreendimentos.

O Circuito Rural Taquaral é o mais novo roteiro turístico de São José dos Pinhais. O projeto surgiu no ano de 2010 por iniciativa dos produtores de vinhos da região da Campina do Taquaral. Depois de vários anos buscando a organização, qualificação e estruturação das propriedades, teve seu lançamento oficial no dia 06 de julho de 2015, com apoio da Secretaria de Indústria e Turismo de São José dos Pinhais.

O projeto é de iniciativa da Associação dos Produtores Rurais e Artesãos da Campina do Taquaral (Acamp) e região, que com intuito de preservar o meio ambiente e fortalecer  ainda mais o turismo da região, resolveu convidar empreendedores de turismo localizados nas comunidades vizinhas. Hoje fazem parte do roteiro, além da Campina do Taquaral, empreendedores da Colônia Rio Grande, Colônia Zacarias, Cachoeira, Campo Largo da Roseira, Campestre da Faxina e Colônia Marcelino.

Dentro do circuito você encontrará vários espaços para eventos, lazer, prática esportiva, restaurante, vinícola, produtos coloniais, pesqueiro, orquidário, cerâmicas e espaços para visitas pedagógicas

Traga sua família para conhecer nossos empreendimentos, degustar nossos produtos regionais, contemplar e contribuir para preservação da natureza local.

Fonte: Sjp.pr.gov.br | Foto: Edison Renato/PMSJP