45ª edição da Festa do Morango será neste fim de semana

A 45ª edição da Festa do Morango da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, no Rio Pequeno, será realizada neste fim de semana, nos dias 7 e 8 de novembro. O tradicional evento mobilizou cerca de 20 mil pessoas no ano passado e a expectativa dos realizadores é que o número de participantes aumente em 2015.

Os visitantes que comparecerem na Festa poderão aproveitar uma vasta programação, que inclui o tradicional almoço, baile, a escolha da rainha, shows musicais e culturais, shows de prêmios e também leilão de animais, que é dirigido pelo pároco da paróquia. Além disto, terá a gastronomia típica do evento, que inclui diversas sobremesas a base de morango.

História
A Festa do Morango teve origem quando moradores da comunidade do Rio Pequeno resolveram se juntar para conseguir reformar a Capela Nossa Senhora de Fátima que, na época, além de pequena, era de madeira e estava com sua estrutura abalada. Com o sucesso do evento, a comunidade passou a realizar, anualmente, a tradicional festa, que tem como carro-chefe o morango com nata.

Programação 7 de Novembro
13h00 – Inicio das Festividades e Abertura do Parque;
18h00 – Missa Sertaneja;
20h00 – Desfile e Escolha da Rainha da Festa;
22h30 – Baile com a Banda Som da Terra.

Programação 8 de Novembro
07h00 – Alvorada com Celebração;
10h00 – Missa Festiva
a partir das 12h – Almoço Completo com Leitão, Costela Fogo de Chão, Churrasco e não faltando o delicioso morango com nata ao som de músicas sacras;
15h00 – Atrações Diversas;
17h00 – Leilão com Padre Adriano Zaranski
18h30 – Show de Prêmios

Mais Informações sobre a Festa do Morango

www.festadomorangosjp.com.br

fecebook.com/festadomorangosjp

Telefones: (41) 3106-2201 ou (41) 8786-6794 (Marcos Roberto)

 

São José dos Pinhais é o segundo maior produtor de morangos do Paraná

São José dos Pinhais é o segundo maior produtor de morangos do Paraná, as informações são da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. O Município responde por 12% de toda a produção do Estado, o que significa uma produção anual de 2,6 toneladas. Parte é comercializada no Ceasa e outra parte é comercializada diretamente na Cidade entre produtores e consumidores em larga escala, como restaurantes e panificadoras.

Essa produção deve-se também pelo incentivo da Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que incentiva a agricultura familiar no município através do subsídio de 60% do valor das mudas de morango importadas que tem como característica produtividades praticamente o ano todo.

Neste ano, mais de 550 mil mudas de morango já foram entregues a produtores agrícolas do Município. As mudas eram de dois tipos, sendo 400 mil mudas da variedade Albion e 150 mil da San Andreas, as quais beneficiaram 302 produtores da Cidade.

Daniela Fávaro Setim, secretária de Agricultura e Abastecimento, salienta a importância da Agricultura Familiar e essa parceria entre Prefeitura e produtores, uma vez que 60% do valor das mudas é subsidiado pela administração pública. “Estamos em segundo lugar na produção de morango do Estado e essa cultura é um reforço na renda dos agricultores, os resultados são positivos, tanto que este ano tivemos um aumento no número de produtores interessados”, comentou a secretária.

Segundo dados da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a projeção para a produção de morango é de 1,2kg por muda. Estima-se que com este incentivo, desenvolvido pela Prefeitura, os produtores participantes do programa possam colher mais de 700 toneladas de morango na próxima colheita.

Os interessados em participar do programa de incentivo da Secretaria e comprar mudas de morangos com preços mais baixos precisam estar enquadrados no programa de Agricultura Familiar e seguir certos critérios, como por exemplo, produzir exclusivamente em São José dos Pinhais, efetuar o cadastrado e fazer a solicitação das mudas na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Rua Veríssimo Marques, 1801).

Fonte: Sjp.pr.gov.br | Foto: Divulgação.