1ª Pedalada Internacional na Natureza será em dezembro

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), realizará um evento pioneiro no Município, que conta com o apoio da Emater e da Secretaria de Estado do Turismo. Será a 1ª Pedalada Internacional na Natureza – Circuito Intercolônias, evento que acontecer no próximo dia 6 de dezembro, com largada e chegada no Caminho do Vinho, na Colônia Mergulhão, uma das principais regiões turísticas da área rural da Cidade.

O credenciamento do evento será iniciado a partir das 7h, com largada às 8h, e termino da prova previsto para às 13h. Chegando ao local, os participantes devem procurar a letra inicial de seu nome, entregar a doação de alimento solicitado, confirmar inscrição assinando uma lista com termo de responsabilidade e retirar o crachá para os carimbos. Não é necessário levar nada impresso.

O percurso total da pedalada será de 35 km. Na ida, o trecho será de 19km, iniciando no Caminho do Vinho e passando pelas Colônias Murici, Malhada, Saltinho da Malhada e chegando até a Vinícola Araucária, ponto de descanso dos participantes. Ao voltar, serão 16 km de trajeto, que passará pelas regiões rurais do Avencal, Gamelas e chegando novamente ao Caminho do Vinho.

O esforço para praticar a atividade é considerado de nível médio e pesado, devido ao terreno ser de estradas rurais, porém com alguns trechos de asfalto e também pelo fato de conter em sua maioria cascalhos soltos, entre subidas e descidas. É obrigatório o uso de luvas e capacetes para a segurança dos participantes.

O evento terá uma opção para alimentação, sendo um café da manhã na Casa Bela Café Colonial, no valor de R$ 20, que começará a ser servido a partir das 7h e está localizado a 1 km antes da região de concentração para a pedalada, pouco depois do Portal do Caminho do Vinho.

As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser realizadas de forma gratuita no Portal da Prefeitura e no site do Ecooboking. A 1ª Pedalada Internacional na Natureza – Circuito Intercolônias, terá a sua largada e chegada na Rua Júlio César Setenareski, 1500, no Parque Municipal de Eventos.

Informações: (41) 3381-5811/ (41) 3381-5812

Pedalada Internacional na Natureza
A Pedalada Internacional na Natureza é um esporte não competitivo, considerada passeio turístico de contemplação do ambiente natural e rural. A atividade em São José dos Pinhais, faz parte do Circuito Internacional de Caminhadas e Pedaladas na Natureza, da Confederação Brasileira de Esportes não Competitivos – Anda Brasil e segue normas internacional da Federação Internacional de Esportes (IVV), promovendo mais de 6 mil circuitos, em 40 países do mundo. São mais de 16 milhões de caminhantes e ciclistas no mundo.

Cuidados Importantes

  • Alongamento: é necessário antes e depois da pedalada, tanto para os membros inferiores quanto os superiores, pois pode evitar lesões.
  • Hidratação: beba bastante água durante todo o percurso e ao término da pedalada para se hidratar.
  • Pouca alimentação: não coma muito antes de pedalar porque isto pode causar uma sensação de mal estar e, até mesmo, prejudicar o exercício físico, trazendo outras complicações.
  • Postura: manter uma postura adequada é fundamental na prática do exercício físico.

Fonte: Sjp.pr.gov.br/ | Foto: Divulgação.