1ª Caminhada Noturna na Natureza reúne quase 2 mil pessoas

Na noite da última quinta-feira (19) a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur) de São José dos Pinhais reuniu quase 2 mil pessoas no Parque do Vinho na Colônia Mergulhão para a 1ª Caminhada Noturna na Natureza. Com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), o evento contou com praça de alimentação, shows musicais, Ônibus do Lazer e apresentações do Grupo Folclórico Cuore D’Italia. A Caminhada Noturna contou ainda com o apoio e cooperação da Polícia Militar e da Guarda Municipal.

Segundo o secretário da Sictur, Giam Celli, a ideia de uma caminhada noturna nasceu no ano passado, porém somente agora, após a finalização dos estudos de percurso e estrutura, a realização foi possível. “Estamos muito satisfeitos com a adesão das pessoas a esta primeira caminhada noturna na natureza, e por uma grata coincidência foi realizada no Dia do Padroeiro de São José dos Pinhais”, comentou Celli.

O secretário ainda destacou que a ocasião reuniu de forma inédita empreendimentos da Colônia Mergulhão e da Colônia Murici. “Além de incentivar o turismo rural no Município, tanto as caminhadas diurnas como a noturna têm como efeito a promoção dos empreendimentos comerciais, gastronômicos e turísticos da região, o que fortalece cada vez mais o turismo de São José dos Pinhais”.

O percurso da 1ª Caminhada Noturna na Natureza com pouco mais de 10 km passou por propriedades rurais e reuniu caminhantes de todas as idades, que puderam, assim como nos eventos diurnos, obter os carimbos durante o trajeto, o que permite aos participantes ter a “Caderneta Internacional” com validação IVV, a qual permitirá a participação em 10 Circuitos diferentes de Caminhadas.

Para Thiago Buhrer, secretário de Esporte e Lazer (Semel), a cooperação realizada entre as secretarias municipais para a realização da Caminha da Noturna e o trabalho da equipe de sua Secretaria, está seguindo as determinações da atual gestão pública a favor da população e dos visitantes do Município. “Através da Semel, estamos executando diversas ações em alusão a semana comemorativa do aniversário da Cidade, e a Caminhada Noturna é uma cooperação com a Sictur, trouxemos os professores da Semel para um aulão de ginástica e aquecimento, camarim de pintura e o Ônibus do Lazer, essa integração é o perfil da atual gestão e quem ganha são os são-joseenses”, pontuou Thiago.

Esteve presente o prefeito Luiz Carlos Setim, que agradeceu a presença dos caminhantes e deu a largada da Caminhada, o diretor geral da Sictur, Didio Chupel, os diretores da Semel, Lucas Pigatto e Alessandro Hendler, e o vereador Luis Paulo.

Fonte: Sjp.pr.gov.brFoto: Chrystian Oliva/PMSJP